Acesso por corda: o que é e quem pode fazer?

Compartilhe
Share on facebook
Share on linkedin

O acesso por corda pode ser a técnica mais apropriada para a instalação que você planeja fazer. Por isso, é essencial buscar o apoio de uma empresa que ofereça esse tipo de serviço e, principalmente, tenha experiência nele. Contudo, não é qualquer empresa do mercado que pode oferecer o acesso por corda. Por isso, neste artigo, você saberá o que é esse método e quem está habilitado para executá-lo. Confira!

Afinal, o que é acesso por corda?

De acordo com a ABNT NBR 15475, o acesso por corda pode ser definido como: “Técnica de progressão utilizando cordas, em conjunto com outros equipamentos mecânicos, para ascender, descender ou se deslocar horizontalmente no local de trabalho, assim como para posicionamento no ponto de trabalho.” Trata-se de um método que é empregado para trabalhos nas alturas, como limpeza de fachadas de prédios, obras de construção civil, montagem de estruturas metálicas, atividades em plataformas de petróleo etc.

Normalmente, o acesso por cordas é o mais indicado quando:

  • o local em questão é de difícil acesso;
  • a instalação de meios externos é inviável (como andaimes);
  • faltam proteções coletivas (como guarda-corpos e/ou redes)
  • existem riscos para a propriedade e/ou o ambiente;
  • trata-se de um trabalho pontual que não pede a construção de grandes estruturas.

O acesso por cordas por acontecer por cima (mais fácil) ou por baixo (mais difícil). Basicamente, um trabalhador vai instalar as cordas de progressão e segurança e, assim, permitir que os demais progridam.

Sem dúvidas, os principais benefícios do acesso por cordas são o acesso a locais difíceis, a segurança que o método proporciona a todos os envolvidos e a redução do tempo necessário para a execução do serviço.

Quem pode fazer isso?

Esse serviço é regulamentado por alguns documentos:
ABNT NBR 15475 – Acesso por Corda – Qualificação e certificação de
pessoas;


NR-35 – Trabalho em Altura, Anexo 1 – Acesso por Corda;
ABNT NBR 15595 – Acesso por Corda – Procedimento para aplicação do
método.

Eles determinam que o acesso por corda só pode ser executado por profissionais devidamente treinados e certificados. Além disso, as entidades que oferecem os cursos devem ser auditadas e contar com a ISO 17.024 – Certificação de Pessoas.

As certificações mais reconhecidas no mercado são a da Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Abendi) e a da Associação Nacional das Empresas de Acesso por Corda (Aneac).

Os profissionais da MIB Metalúrgica estão qualificados para praticar o acesso por corda quando necessário. Aproveite para ligar agora mesmo, conhecer os nossos serviços de instalação e solicitar um orçamento: (47) 3336-5057.

Veja também